GESTÃO ESCOLAR INFORMATIZADA

 O surgimento das tecnologias da comunicação e informação vem causando uma grande revolução nos ambientes organizacionais das empresas. Nas últimas décadas o mundo vivenciou o florescimento de uma cultura que derrubou barreiras e fronteiras entre os povos, a chamada era informacional e em rede, marcada pelo surgimento de recursos tecnológicos modernos que revolucionaram a vida humana (CASTELSS. 1999).

A gestão escolar deve estar ciente e aberta para conhecer os novos desafios referentes à tecnologia que a sociedade tem para oferecer no ambiente escolar.  A gestão escolar deve estar aberta e atenta às novas tecnologias que são oferecidas a todo o momento no sentido de facilitar o trabalho coletivo a enfrentarem o desafio de realizar a gestão de uma escola.

Na sociedade as tecnologias são implantadas e utilizadas em uma grande velocidade. Mas que escolas encontraram certa resistência e uma morosidade para tal utilização. Acredito que com a implantação de sistemas (TIC) para uma gestão informatizada nas escolas o acesso às informações atualizadas e me tempo real promovera um ambiente mais colaborativo entre a escola e comunidade. De acordo com Almeida (2004, p. 2),O envolvimento dos gestores escolares na articulação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, na liderança do processo de inserção das TIC na escola em seus âmbitos administrativo e pedagógico e, ainda, na criação de condições para a formação continuada e em serviço dos seus profissionais, pode contribuir e significativamente para os processos de transformação da escola em um espaço articulador e produtor de conhecimentos compartilhados.

Cresce a cada dia a utilização da tecnologia nas escolas e o seu uso adequado possibilita maiores organizações nas informações escolares, facilitando assim o dia a dia do gestor.  A gestão dever estar sempre pensado em estratégias que possibilite uma educação de qualidade e a sustentabilidade financeira da instituição.

Ao optarem por utiliza software escolares a gestão escolar conseguira ganhar tempo, agilidade e dinamismo nas informações facilitando assim o acesso às informações acadêmicas e melhorar a comunicação entre a comunidade escolar e otimização referente às tarefas burocráticas, orientando assim a gestão escolar de uma forma eficiente e clara; trazendo mais transparência aos trabalhos realizados.

 Estudamos também que uma escola para ter um bom funcionamento precisa ter uma gestão atuante e democrática, que sábia de seus deveres e direitos para que possa buscar um ensino de qualidade para os alunos da escola onde atua.

A figura responsável por representar a gestão democrática é o direto que desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento desse trabalho. Cabe ao diretor coordenar a escola com uma liderança efetiva e ao mesmo tempo realizando divisões das responsabilidades.

“O diretor coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola, auxiliado pelos demais componentes do corpo de especialistas e de técnicos-administrativos, atendendo às leis, regulamentos e determinações dos órgãos superiores do sistema de ensino e às decisões no âmbito da escola assumidas pela equipe escolar e pela comunidade. O assistente de diretor desempenha as mesmas funções na condição de substituto do diretor.” (LIBÂNEO, 2008, p. 128).


 A figura do diretor deverá ser sempre um profissional que busque capacitação para sim e ao mesmo tempo para equipe.

Para um bom funcionamento da gestão é necessário que todos os funcionários da escola (administrativo / corpo docente) estejam envolvidos coletivamente e que cada um saiba da importância do seu papel desenvolvido objetivando assim um bem comum para comunidade escolar. Não somente ao diretor, mas todos os funcionários devem permanecer participativo e atuante em suas áreas de trabalhos.

Ao terem acesso as TICs os professores passam a ganhar inúmeras possibilidades de trabalhar ou até mesmo abordar conteúdos, passando assim ver diversas possibilidades. As novas tecnologias vêm modificando o ambiente escolar significativamente.

Segundo Lévy (1996), a era atual das tecnologias da informação e comunicação estabelece uma nova forma de pensar sobre o mundo que vem substituindo princípios, valores, processos, produtos e instrumentos que mediam a ação do homem com o meio. Ainda conforme Lévy (1999), pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no começo de seu percurso profissional estará obsoleta ao fim de sua carreira. 

Sendo assim professores precisam buscar novas formas de apresentarem os conhecimentos cumprindo e protegendo os direitos educacionais.

 Vimos também em nossos estudos, que as instituições escolares públicas possuem um caráter social ficando assim impedidas de escolherem o perfil do aluno que iram a tender.  Portanto a instituição deve estar preparada para o recebimento de alunos com deficiência, pois vivemos em uma sociedade democrática, e com várias a diversidades.

Os educadores devem estar cientes do seu papel quanto à formação desses indivíduos uma vez que não é uma tarefa fácil. A sociedade hoje muitas das vezes acaba sendo muito de igualitária e desumana com relação aos alunos com deficiências criando assim muitos preconceitos e barreiras para promover um ensino de qualidade.

A administração escolar deve ficar atenta à relação a esses fatos e buscar sempre junto ao seu “grupo de trabalho”, buscando apoio do colegiado para uma possível solução, oferecendo um ambiente escolar apropriado, acompanhamento pedagógico específico para cada caso, oferecendo desta forma, uma educação inclusiva e de qualidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM